Equipes de saúde orientam população para aproveitar bem o ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’

Equipes de saúde orientam população para aproveitar bem o ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’

Roupas leves, hidratação e alimentação balanceada são as dicas das equipes de saúde da Prefeitura de Manaus para que a população aproveite cada minuto do “#SouManaus Passo a Paço 2023”. 

Funcionando desde as 16h desta terça-feira, 5/9, a unidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), próxima ao palco Guardiões da Amazônia, havia atendido, até as 21h, nove ocorrências leves, sem a necessidade de remoção para unidades hospitalares, ligadas à falta de cuidados com a alimentação e desidratação.

A assessora técnica da Subsecretaria de Gestão da Saúde da Semsa, enfermeira Aldeniza Araújo, informou que os desmaios, hipoglicemia e alterações na pressão arterial foram os casos mais frequentes e reforçou a necessidade do público se preparar para o festival.

“Nossas equipes de saúde estão à disposição do público, mas reforçamos para a população que se alimente, opte por roupas leves, sapatos confortáveis e beba bastante água. As temperaturas estão altas e beber água é fundamental, principalmente, se há ingestão de bebidas alcoólicas“, orientou.

A cuidadora de idosos, Ijanilde Ramos, contou que a filha adolescente passou mal durante o show, mas foi atendida pela equipe da unidade de assistência à saúde rapidamente. “Conversando com a irmã dela, eu soube que ela não merendou. Mas o atendimento foi rápido e agora ela vai precisar se alimentar para continuar aproveitando os próximos dias”.

A cada dia do megaevento, 60 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores administrativos, estarão atuando a partir das 16h até o fim da programação.

Três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado (UTI) e ainda uma ambulancha, do Serviço Móvel de Urgência (Samu), estão disponíveis para remoção e serviços de Pronto Atendimento para as situações de maior complexidade.

—-

Texto – Tânia Brandão / Semcom
Fotos – Artur Barbosa / Semcom