Festival assume compromisso com a gestão ambiental por meio dos resíduos reciclados

Festival assume compromisso com a gestão ambiental por meio dos resíduos reciclados

O “#SouManaus Passo a Paço 2023” não é apenas uma celebração da cultura e da arte da nossa cidade, mas também um exemplo inspirador de comprometimento com a sustentabilidade ambiental. Um dos principais destaques desse evento foi o papel fundamental desempenhado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) na gestão eficaz do lixo reciclável coletado durante todo o festival.

Desde a sua estreia, o “#SouManaus Passo a Paço” tem sido um dos eventos culturais mais esperados da cidade, com uma programação repleta de música, dança, arte e gastronomia, que atrai milhares de pessoas a cada edição. No entanto, com a diversão, também vêm resíduos, então a Semulsp entra em cena.

Com sua equipe dedicada, tem trabalhado incansavelmente para garantir que a coleta seletiva de resíduos seja feita de forma correta durante todo festival. Lixeiras foram estrategicamente posicionadas em todo o local do evento para incentivar quem participou do evento a realizar o descarte do seu lixo de maneira responsável. Além disso, equipes de limpeza estiveram de prontidão para garantir que o processo de coleta de resíduos fosse eficiente e eficaz.

Segundo o coordenador de coleta seletiva, Luiz Paz Loureiro, todo lixo é recolhido e direcionado para uma tenda e feita a separação. “Nós já temos grande quantidade de resíduos recolhidos, como garrafas PETs, latinhas, plásticos e papelão. Todos esses resíduos recolhidos aqui serão doados para as associações, assim evitando que eles vão para os aterros e até mesmo os igarapés”.

Para Kassiane Ribeiro, a ação realizada pela Semulsp é a melhor forma de conscientizar a população a descartar seu lixo de forma correta. “Esse projeto está sendo maravilhoso e está sendo a forma das pessoas não jogarem lixo no chão e assim manter o ambiente limpo. A troca de garrafas PETs por ingressos é uma forma das pessoas praticarem a reciclagem”, enfatizou.

Robson Araújo, que acompanha o #SouManaus há alguns anos, destaca que o evento deste ano é o melhor em relação à limpeza. “Sensacional em comparação aos anos anteriores”, finalizou.

Durante todo o #SouManaus, a Semulsp tem desempenhado um papel fundamental na promoção da sustentabilidade, provando que é possível celebrar a cultura e a arte de forma responsável e ecológica.

— — —

Texto – Messias Ramos / Semcom
Fotos – Gabrielle Medeiros / Semcom