Festival ‘#SouManaus 2023’ reaviva o centro histórico da cidade com muitas atrações gratuitas para a população

Festival ‘#SouManaus 2023’ reaviva o centro histórico da cidade com muitas atrações gratuitas para a população

O festival “#SouManaus Passo a Paço 2023”, organizado pela Prefeitura de Manaus, e realizado nos dias 5, 6 e 7/9, traz em sua essência a valorização do centro histórico da cidade, ocupando espaços como o Paço da Liberdade e a praça Dom Pedro II com diversas atividades culturais, permitindo com que as famílias redescubram esse espaço da cidade.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles, essa é uma das metas do trabalho da atual gestão desde 2021, ocupar o centro histórico com atividades culturais, artísticas e eventos como uma forma de despertar o interesse das pessoas por essa memória da cidade de Manaus.

“Trazer as pessoas para conhecer a sua história, o seu passado. Quando chegamos aqui, por exemplo, essa praça era dominada pela criminalidade e com o trabalho de ocupação, com as atividades culturais, essas pessoas começaram a se afastar. O que vem contribuir para que o Centro Histórico de Manaus seja revitalizado, tenha a presença dos cidadãos e promova com constância essas atividades culturais”, completa Tenório.

No Museu da Cidade de Manaus (Muma), no espaço conhecido como Jardim do Paço, há o Espaço Moda, que apresenta alternativas sustentáveis com o projeto “Vestindo o amanhã”.

Para Luciene Máximo, de 22 anos, estudante de Ciências Naturais, essa é uma forma inteligente de atrair as pessoas para o espaço. “Eu achei bastante legal. Eu vim ano passado, indiquei esse espaço e eu achei interessante o brechó e a exposição que tem do outro lado com as roupas, toda uma crítica social. Eu adorei”, disse.

Outro espaço tomado por atrações culturais é a praça Dom Pedro II, com atrações no coreto, na frente do Paço, e atividades em toda sua extensão.

Luana Oliveira Santos, de 33 anos, mora no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, e trouxe toda família para o ambiente. Essa é a primeira vez que ela vem para aproveitar essa área do centro da cidade. Ela considera que as atividades para as crianças são muito boas e que mais uma opção se abre para o público.

“Estou achando o espaço muito bom para as crianças. Ganhamos mais uma opção para a garotada brincar aqui. Vamos andar por toda feira de gastronomia e de artesanato”, finaliza Luana.

— — —

Texto e fotos – Alexandre Abreu / Semcom