Impulsionando políticas culturais inclusivas, Prefeitura de Manaus reabre cadastro de artistas e espaços culturais neste ano

Impulsionando políticas culturais inclusivas, Prefeitura de Manaus reabre cadastro de artistas e espaços culturais neste ano

Com o objetivo de fortalecer e nortear políticas culturais mais inclusivas e direcionadas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), reabriu, nesta quarta-feira, 17/4, às inscrições para o cadastro de artistas e espaços culturais da capital amazonense. A iniciativa desempenha um papel crucial na elaboração de políticas culturais fundamentadas.

O cadastro oferece ainda uma visão abrangente da comunidade artística local, permitindo o mapeamento de profissionais e espaços culturais em todas as zonas geográficas da cidade.

“Este é um passo primordial para a construção de uma plataforma sólida que promova e preserve a arte e cultura em Manaus. Ao participarem desse processo, os artistas não apenas se conectam a oportunidades valiosas, mas também contribuem para a valorização e difusão da identidade cultural da nossa cidade”, pontuou o diretor-presidente da Manauscult, Reginey Rodrigues.

Além disso, o cadastro proporciona insights sobre as necessidades específicas de diferentes grupos, incluindo mulheres, membros da comunidade LGBTQIAPN+, praticantes de religiões de matriz africana, populações indígenas, entre outros. Isso permite que a Prefeitura de Manaus identifique lacunas a serem preenchidas para fortalecer e implementar políticas culturais mais inclusivas.

Inscrições

Este ano, a Manauscult convida todos os artistas locais a se cadastrarem, contribuindo assim para o enriquecimento e diversidade da cena cultural da cidade. As inscrições estão divididas em três etapas:

Pessoa Jurídica: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdj8sVx4FViNxmcMuZhgBaLX_jmE4yLddNRkC7hrtYIFmWwKA/viewform 

Pessoa Física: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeX2iXuKjqpVdCmMSDPnSx7JeTxaRGuFFO9r50FfTZ0GMOW7g/viewform

Atualização de Cadastro: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSzoJ3lIxhToCUtC-VcMjjvRX5baF64n31zWgUel0HiJwzwg/viewform

O cadastro está aberto para profissionais de todos os segmentos culturais, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Muitos dos artistas já cadastrados têm participado de eventos promovidos pela prefeitura, sendo fundamentais para iniciativas como o #SouManaus – Passo a Paço, Réveillon e o projeto Arte Pela Cidade.

Dados gerais dos artistas cadastrados desde 2022

Com 1.058 inscrições em apenas dois anos, os artistas cadastrados refletem a diversidade e inclusão na cena cultural de Manaus. O cadastro de artistas, implantado na atual gestão municipal, abrange uma variedade de nacionalidades, incluindo búlgara, colombiana, peruana, venezuelana e brasileira. Além disso, há uma diversidade de identidades de gênero representadas, como mulheres cis, homens cis, mulheres trans/travestis, homens trans, e pessoas não-binárias, entre outras variações.

A naturalidade e a diversidade étnico-racial dos artistas também são evidentes, com representantes do Amazonas e do Pará identificados como pardos, brancos, pretos, indígenas e amarelos, destacando o compromisso com a igualdade e a valorização da diversidade em todas as suas formas.

“Por intermédio do cadastro de artistas podemos promover oportunidades, reconhecimento e desenvolvimento para os talentos locais, enriquecendo ainda mais o cenário cultural da nossa capital”, acrescenta o diretor de Cultura da Manauscult, Wallace Almeida.

Para mais informações, entre em contato com a prefeitura e Manauscult pelos canais oficiais de comunicação.

— — —

Texto – Samira El kebbe / Manauscult
Foto – Divulgação / Manauscult