Limpeza e saúde se destacam entre os serviços disponibilizados no ‘#SouManaus 2023’

Limpeza e saúde se destacam entre os serviços disponibilizados no ‘#SouManaus 2023’

Em meio a apresentações culturais, experiências artísticas e incentivo à economia popular, o público que participa do “#SouManaus Passo a Paço 2023”, realizado pela Prefeitura de Manaus, tem a sua disposição vários serviços que ajudam a tornar o maior evento de artes integradas do Norte do país, realizado pela Prefeitura de Manaus, tão bem-sucedido.

O local conta com unidade de assistência à saúde, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), instalada próxima ao palco Guardiões da Amazônia ao longo de todos os dias de programação. Na unidade são realizados atendimentos pré-hospitalares com o apoio do Serviço Móvel de Urgência (Samu), que está com três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado (UTI) e ainda uma ambulancha, para garantir eventual remoção dos participantes que necessitarem de atendimento de maior complexidade ao Pronto Atendimento.

A responsável pela unidade, Lana de Lourdes Aguiar Lima, afirmou que, no primeiro dia do #SouManaus foram realizados atendimentos e três remoções a unidades de saúde.

“A principal causa de atendimento foi desidratação e hipertermia, por causa do calor excessivo. É importante que as pessoas sempre tenham uma garrafinha de água para ficar se hidratando durante as apresentações. E caso precise de atendimento, estaremos aqui para atender casos de urgência e emergência”, frisou.

A unidade de saúde é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores administrativos, além das equipes do Samu e da Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus), que estão à disposição do público das 16h até o fim da programação.

Limpeza

Os serviços de limpeza foram outro destaque do evento. Além da presença constante de profissionais da Prefeitura de Manaus, no setor gastronômico, funcionários dos estandes constantemente limpavam as mesas e recolhiam pratos e outros materiais. 

Outros importantes personagens que ajudam a manter os ambientes limpos são os visitantes do evento. Com depósitos de lixos espalhados por diversas áreas do #SouManaus, os próprios participantes jogavam seus dejetos nos locais adequados.

O artista plástico Frank Williams, de 39 anos, elogiou os serviços de limpeza do local. “Realmente a gente percebe que há uma preocupação em manter o ambiente limpo. Isto é motivo de orgulho, não só para os servidores, mas também para a população que tem esta preocupação”, concluiu.

— — —

Texto – Alisson Castro / Semcom
Foto – Phil Limma / Semcom