Permissionários de venda de alimentos no ‘#SouManaus’ recebem capacitação da Visa Manaus

Permissionários de venda de alimentos no ‘#SouManaus Passo a Paço 2022’ recebem capacitação da Visa Manaus

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) realizou, nesta sexta-feira, 19/8, uma capacitação especial para os permissionários de venda de alimentos e bebidas do festival #SouManaus Passo a Paço 2022, que acontece entre os dias 3 e 6 de setembro na capital amazonense. A ação educativa ocorreu no Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), na avenida 7 de Setembro, Centro.

O foco principal da capacitação da Visa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi a prevenção de riscos em uma situação de evento com grande público, em que a demanda, bem como a grande rotatividade de alimentos à venda, exige cuidados especiais para o armazenamento e manipulação dos produtos.

O papel da vigilância municipal no festival, cujos fiscais inspecionarão as barracas e food trucks durante todos os dias do evento, também foi abordado pelos fiscais especialistas da Gerência de Vigilância de Alimentos (GEVAli) da Visa Manaus.

“O ‘#SouManaus’ tem como principal característica ser um evento gastronômico, dentre as muitas atividades culturais e artísticas dos quatro dias da programação. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Visa Manaus, tem um papel fundamental e colaborativo, ajudando a garantir o fornecimento de um alimento seguro ao público que irá prestigiar o evento”, explica Ricardo Celestino, gerente de Vigilância de Alimentos da Visa Manaus.

Foram feitas recomendações sobre o asseio das barracas, a importância da higienização constante das mãos por parte dos trabalhadores, cuidados para o manuseio e exposição dos alimentos, condições ideais de temperatura, o acondicionamento correto para diferentes tipos de alimentos, cuidados estruturais (como a atenção à fiação elétrica exposta), entre outros temas, todos buscando assegurar que a população de Manaus desfrute com pleno conforto e tranquilidade de todas as atrações oferecidas pelo festival.

Temporada de cruzeiros

Além da capacitação desta sexta, a Visa Manaus participou, ainda, de uma reunião com diversos entes públicos e privados na última quinta-feira, 18/8, para alinhar ações de segurança para a temporada de cruzeiros na capital amazonense, que tem início em novembro.

Além do diretor, Ewerton Wanderley, a Visa também foi representada pelo gerente do GEVAli, Ricardo Celestino. “Estaremos acompanhando a chegada dos navios a Manaus, para monitorar as instalações culinárias e verificar a conformidade com as boas práticas sanitárias, para intensificar e monitorar as condições sanitárias dos restaurantes e outros serviços de alimentação mais frequentados na cidade de Manaus, a fim de reforçar a segurança e o bem-estar dos turistas e da população como um todo”, explicou.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].


Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa