Permissionários do ‘#SouManaus Passo a Paço’ aprendem sobre boas práticas sanitárias em palestra da Visa Manaus

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) realizou, nesta sexta-feira, 26/8, uma nova rodada de capacitações para os permissionários de venda de alimentos e bebidas do festival “#SouManaus Passo a Paço 2022”, que será realizado entre os dias 3 e 6 de setembro na capital amazonense.

A palestra especial, ministrada pelas fiscais especialistas da Gerência de Vigilância de Alimentos (GEVAli) da Visa Manaus, Silvana Brito e Luciana Fares, aconteceu na sede do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), no centro histórico, e sucede a outra capacitação, feita no dia 19 deste mês, também voltada aos permissionários selecionados para trabalhar no evento.

Devido à grande estrutura do festival, que terá mais de 660 atrações culturais e ocupará uma grande extensão territorial no centro histórico da cidade, a Vigilância Municipal orientou os trabalhadores sobre como manter as boas práticas sanitárias em uma situação de evento de massa, com grande fluxo de público e rotatividade de produtos.

“Para um evento desse escopo, com grande expectativa de público e, consequentemente, de correria nos atendimentos, nós viemos explicar como fazer para que a operação das barracas de alimentos seja a mais limpa e segura possível, prevenindo riscos de contaminação alimentar e ajudando a fortalecer a segurança sanitária dos frequentadores”, explica a fiscal Silvana.

Foram feitas recomendações sobre higiene nos espaços de venda e no manuseio dos alimentos, formas adequadas de acondicionamento e manutenção da temperatura, para uma melhor conservação dos produtos, atenção a fatores estruturais, como a presença de fiação elétrica exposta, além de estratégias para que os permissionários organizem os fluxos de trabalho nos dias de evento.

Durante o festival, a Visa Manaus também fará um trabalho de fiscalização in loco, com a equipe da GEVAli inspecionando as condições de higiene nos pontos de venda de alimentos, a partir de um checklist contendo as exigências básicas para um serviço de segurança e qualidade.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].


Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Foto – Divulgação / Semsa