Pessoas com deficiência contam experiência da acessibilidade no #SouManaus Passo a Paço 2023

Pessoas com deficiência contam experiência da acessibilidade no #SouManaus Passo a Paço 2023

Maria Eduarda Cohen, 14 anos, estava em êxtase no primeiro dia do “#SouManaus Passo a Paço 2023”, nesta terça-feira, 5/9, curtindo o espaço inédito e exclusivo montado pela Prefeitura de Manaus para Pessoas com Deficiência (PcDs), pronta para conferir o show do cantor Zé Felipe.

Fã de carteirinha da esposa do artista, a influenciadora Virgínia Fonseca, a estudante nasceu com uma doença rara, osteogênese imperfeita (ossos de vidro), e pela primeira vez viu uma superestrutura de acessibilidade, que chamou de incrivelmente inclusiva.

“Foi muito bom e certinho chegar até o espaço e dou nota 10 de 10, eu amei. Vai dar perfeitamente para assistir ao show”, disse a jovem muito estilosa, que sonha em ser pediatra.

O pai de Maria, o supervisor operacional Roberto Ramos, 39, estava igualmente feliz pelo espaço dedicado aos PcDs. “O #SouManaus tem uma estrutura grandiosa e atendeu todas as nossas expectativas, sendo magnífico”.

A ilustradora Polyanna Pinto de Souza, 21, chegou cedo ao festival para garantir um lugar privilegiado para assistir ao DJ internacional David Guetta, e conseguiu ficar bem de frente ao palco superconcorrido do evento.

“Digamos, assim, que estou extasiada. É a primeira vez que eu venho e já achei sensacional, bem acessível. Adorei o espaço, tem estrutura, um banheiro acessível perto. Tudo sensacional e estou superfeliz”, falou.

O “#SouManaus Passo a Paço 2023”, uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), é um festival inclusivo e pensando especialmente nas PcDs, recebeu a montagem de espaços exclusivos para este público, com atendimento personalizado e receptivo técnico e especializado.

Os acessos até os palcos, onde estão as plataformas e espaços exclusivos, são sinalizados para atender até 10% do público que fez sua inscrição no cadastro do ingresso, possibilitando apontar sua necessidade. Entre crianças, jovens e adultos a expectativa é receber entre 10 mil e 15 mil PcDs durante os três dias do “#SouManaus Passo a Paço 2023”.

Pensando na comodidade do público, o atendimento e receptivo é realizado por equipe interdisciplinar do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy (Eamaar), com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), com 17 pessoas, em escalas. O espaço existe há 12 anos.

Segundo o presidente da Eamaar, psicólogo Alexandre Gald, a parceria é singular, uma vez que são os únicos do Norte e Nordeste com atendimento para PcDs e pessoas com transtorno do espectro autista. “Os palcos têm sinalização, uma área exclusiva, uma plataforma elevada, e a prefeitura teve todo esse cuidado para que todos possam curtir igual todo mundo, com comodidade, conforto e respeito”, comentou Gald.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, com um festival deste porte, a preocupação em oferecer um atendimento especial às pessoas com deficiência mostra que a gestão do prefeito David Almeida se importa, de fato, com todos os públicos, promovendo inclusão e acessibilidade. “O Eamaar tem uma equipe maravilhosa, multidisciplinar e uma vasta experiência neste tipo de atendimento. Por isso, eles estão cuidando do receptivo das crianças e das pessoas com deficiência que vieram prestigiar o evento”, falou.

Artes e investimento

Com um custo estimado em R$ 28 milhões (cachês, estrutura e operações), sendo menos de R$ 6 milhões dos cofres da prefeitura, a edição de 2023 tem números incríveis na promoção de arte, cultura, lazer, turismo, gastronomia e economia no centro da capital.

São 77 artistas musicais regionais e bandas, 13 atrações nacionais e 1 internacional, que vão se apresentar em sete palcos e 10 áreas de ocupação, com capacidade para receber um público diário de 150 mil pessoas numa área de mais de 44 mil metros quadrados, tendo no entorno o nosso rio Negro.

Mais de 600 trabalhadores da cultura estão sendo beneficiados, assim como outras 160 pessoas envolvidas na cenografia do evento, além de 75 artesãos, 200 manipuladores de alimentos (praça de alimentação e feira), o que resulta em mais de 5 mil empregos diretos e indiretos gerados na preparação e operação do “#SouManaus Passo a Paço 2023”.

 — — —

Texto –  Cláudia do Valle / Semcom
Fotos –  Aguillar Abecassis / Semcom