Prefeitura destaca espaços criativos e diversidade de programações no ‘#SouManaus 2023’

Prefeito destaca espaços criativos e diversidade de programações no ‘#SouManaus 2023’

Durante a primeira noite do maior festival de artes integradas da região Norte, o “#SouManaus Passo a Paço 2023”, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou os espaços criativos e a diversidade de programações presentes na 8ª edição do evento.

“Nós temos todas as artes integradas aqui neste evento. Nós temos aqui os games, quem for para o teatro da instalação, temos o stand-up comedy, temos aqui a exposição de artistas plásticas, a pintura, arte urbana, a gastronomia, temos a cultura e temos o maior festival de artes integradas, eu acho que no Brasil é o nosso”, disse Almeida.

Um dos primeiros espações visitados pelo chefe do Executivo municipal foi o evento “Sou Gamer Innovation”, que acontece no Casarão da Inovação Cassina até o dia 7 de setembro. “O SouGame Innovation dentro do #SouManaus é artes integradas, inclusão cultural. Nós temos muita coisa acontecendo aqui no centro da cidade de Manaus”, completou o prefeito.

São mais de 200 competidores por dia, em horários alternados. A expectativa é de que mais de 3 mil competidores participem do evento de games e cultura geek durante os três dias do festival. A programação “Sou Gamer Innovation”, realizada por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), vai contar com competições nas seguintes modalidades: Free Fire masculino; Free Fire Feminino; Fifa 23; Just Dance 23; Kapote (dominó virtual – beta teste); The King Of Fighter 2002; Mortal Kombat; Top Gear; Mario Kart e Cosplay.

“Temos várias competições de games, Free Fire, Mortal Kombat, tem jogos inovadores, inclusive, que estão sendo lançados, especificamente um jogo de dominó, com as características amazônicas, além de K-pop. O mundo geek também está envolvido, e não poderíamos deixar de fazer isso no #SouManaus. Esse evento, que é de artes integradas, mas que também envolve inovação e tecnologia”, garantiu o titular da Semtepi, Radyr Júnior.

Jogos eletrônicos na região

De acordo com o gamer Mateus Oliveira, este é o quarto campeonato de Retrô Games que ele participa. Para o jogador, a importância do evento está firmada no tradicionalismo histórico existente na chegada dos jogos eletrônicos na região.

“A indústria de videogames sempre movimentou bastante o mercado financeiro e digital. E, culturamente, os jogos são importantes para a geração de emprego, agregam conhecimento aos interessados e muito reconhecimento. Somos agradecidos por este evento que a prefeitura nos proporciona. O que o poder público está fazendo é maravilhoso, porque está criando visibilidade para nossa área”, destacou o competidor.

Para a participante do campeonato de Free Fire, Débora Queiroz, que já está há dois anos na área de games, essa é sua primeira vez em um evento de inovação promovido pela Prefeitura de Manaus. Segundo a estudante, de 18 anos, a expectativa para essa competição é vencer com muita confiança e estratégia.

Ela compartilhou sua empolgação: “temos uma extensa experiência em diversos campeonatos e jogos. Nos preparamos minuciosamente para este momento. Este evento patrocinado pela prefeitura é de extrema importância, não apenas para mim, mas também para meus companheiros de equipe. Acredito que ele abrirá portas para toda a cidade. Aqueles que não se inscreverem nesta edição, eu recomendo que não percam a oportunidade de se inscrever no próximo, pois promete ser incrível”, enfatizou Débora, membra da equipe Papagaios Gamers Sports – E-sportes.

Monitoramento

Ainda nas primeiras horas do evento, o chefe do Executivo municipal participou da primeira reunião realizada pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), com todos os órgãos envolvidos no “#SouManaus Passo a Paço 2023”.

Em toda área do evento, o CCC atua no formato de videomonitoramento em tempo real, com aproximadamente 55 câmeras de última geração, fixas e móveis, do modelo PTZ (Pan, Tilt, e Zoom) e Multisensor, para capturar em 360°, toda a movimentação de pessoas e veículos, que circularam por todo o festival multicultural. O novo sistema de videomonitoramento é novidade e está modernizando os procedimentos de fiscalização em todas as zonas da capital amazonense.

“Eu agradeço todos os esforços que estão sendo realizados para este festival, todas as equipes envolvidas. Tenho certeza que teremos um grande festival hoje e ao longo dos dias”, garantiu Almeida.

Espaço de Moda

O prefeito visitou também o espaço que faz parte do Programa Municipal de Formação Artístico e Cultural (Promfac), que busca oferecer capacitação e qualificação profissional aos artistas, agentes e produtores culturais residentes em Manaus, e que montou um espaço completo para receber o desfile “Vestindo o Amanhã – Moda Ética no #SouManaus”.

No local, a técnica da Manauscult e diretora do Promfac, Karoliny Braga, explica que a exposição realizada no espaço tem o intuído de levar o impacto à população quanto ao consumo consciente e à preservação de seu habitat.

“Queremos que isso tenha um impacto sob o consumidor consciente, o conectando com a preservação do seu próprio habitat, do mundo ao seu redor. Estamos mostrando ferramentas para um maior rendimento, de maneira consciente, e fazer com que cada um levante novos caminhos para o uso de matéria-prima com responsabilidade, pensando em como vestir o nosso amanhã”, finalizou.

—–

Texto – Beathriz Torres e Luiza Maria / Semcom
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom