Prefeitura estrutura colegiado municipal e estadual para alinhamento geral na abertura do #SouManaus 2023

Prefeitura estrutura colegiado municipal e estadual para alinhamento geral na abertura do #SouManaus 2023

Com o objetivo de fortalecer políticas públicas integradas, a Prefeitura de Manaus, por intermédio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), reuniu o colegiado municipal e estadual para o alinhamento geral na abertura de mais uma edição do “#SouManaus Passo a Paço 2023”.

A reunião aconteceu na base do colegiado, estruturada no Palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro, Centro, e contou com a participação do prefeito de Manaus, David Almeida, do superintendente do CCC, Sandro Diz, do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Osvaldo Cardoso, e demais representantes das esferas municipais e estaduais presentes na abertura do maior festival de artes integradas da região Norte.

Nesta primeira reunião do colegiado, temas como monitoramento inteligente, saúde, segurança pública, trânsito, ações de vigilância sanitária, assistência social, iluminação, limpeza e meio ambiente foram assegurados pelos representantes do colegiado na presença do prefeito de Manaus, David Almeida, que avaliou a integração das pastas imprescindível para o êxito do evento.  

“O #SouManaus é um festival diversificado, eclético e requer atenção e cuidado de todos. No ano passado, foi um sucesso e este ano não seria diferente. Nesta edição, temos o monitoramento geral da região central e, principalmente, do perímetro onde acontece o evento. Também temos o controle dos palcos e, partindo disso, acredito que vai dar tudo certo, graças ao esforço e a integração de todos”, disse o prefeito David Almeida.

Tempo real

Mais de 110 câmeras, de última geração, fixas e móveis, do modelo PTZ (Pan, Tilt, e Zoom) e Multisenssor panorâmica, realizam o monitoramento 24 horas, em todo o perímetro do centro da cidade. Além do monitoramento por câmeras, o CCC também faz o monitoramento aéreo, por meio de dois drones que sobrevoam nos sete palcos e nos demais espaços de entretenimento comum à população.

O novo sistema de monitoramento inteligente faz reconhecimento de pessoas e veículos em movimento. A implementação desse videomonitoramento é novidade e está modernizando os procedimentos de fiscalização em todas as zonas da capital amazonense.

Além disso, durante todos os dias de #SouManaus (5, 6 e 7 de setembro), a base do CCC estruturada no avento tem o papel fundamental de centralizar o colegiado por meio de seus representantes, promovendo reuniões diárias com foco no apoio situacional e solução de acontecidos.

Colegiado integrado

Com foco no êxito do evento, o Plano de Ações Integradas (PAI), idealizado pelo CCC, vem incentivando a cooperação entre as pastas, por meio do fortalecimento de políticas públicas conjuntas na realização do festival no centro de Manaus.

“Há mais de três meses, por determinação do prefeito David Almeida, estamos reunindo semanalmente as secretarias e órgãos públicos, ouvindo, analisando, oficiando e documentando todas as informações dadas por seus representantes. E hoje, na abertura do evento, podemos ver a importância do Plano de Ações Integradas (PAI) para a realização de eventos como o #SouManaus. Nesse documento, cada secretaria, cada órgão, sabe o seu cronograma a ser seguido dentro do que planejamentos. O resultado desse trabalho reflete no bem-estar da população que espera o ano todo para viver esse festival”, informou o superintendente do CCC, Sandro Diz. 

Integraram o colegiado da Matriz de Responsabilidade do #SouManaus 2023, representantes das esferas municipais, estaduais e federais: a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Segurança Pública (SEAGI/SSP-AM), Polícia Militar (PM-AM), Policia Civil (PC-AM), de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Limpeza Urbana (Semulsp), Feiras, Mercados e Comércio Informal (Semacc), Casa Militar, Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Implurb), Vara da Infância e Juventude Infracional (TJAM), Secretaria de Estado e Gestão (Sead), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), UGPM-Energia (Seminf), Vigilância em saúde do Amazonas (FVS-RCP/AM), Estado e Administração Penitenciária (Seap), Polícia Técnico-científica (DPTC-AM), Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Estado Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Assistência Social (Seas), Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) Saúde (Semsa e SES).

– – –

Texto e fotos –  Samira El kebbe / CCC