Prefeitura recupera e devolve celular furtado de estudante no ‘#SouManaus 2023’

Prefeitura recupera e devolve celular furtado de estudante no ‘#SouManaus 2023’

No início da tarde desta segunda-feira, 11/9, a estudante Ana Beatriz Arcanjo, de 17 anos, compareceu, acompanhada do irmão mais velho, ao prédio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), para reaver o iPhone 11 Pro, recuperado pelas equipes que atuaram na segurança do festival “#SouManaus Passo a Paço 2023”, realizado pela Prefeitura de Manaus, de 5 a 7/9, no centro histórico, zona Sul da capital. 

De acordo com Ana Beatriz, o celular foi puxado da mão dela no segundo dia do evento, no momento em que ela fazia uma ligação para uma amiga. “Fui ao #SouManaus para assistir à apresentação da Marina Sena, mas permaneci no local até o final, para curtir o show do Kevin O Chris. Fiquei desesperada quando puxaram meu celular. Chorei muito, achei que nunca mais fosse ter o aparelho de volta. Fiquei muito feliz quando me ligaram da Semseg para informar que estavam com o objeto”, disse.

O subsecretário da Semseg, Alberto Neto, devolveu o bem à jovem por volta de meio-dia desta segunda-feira. Na ocasião, ele ressaltou que os cinco aparelhos foram recuperados por funcionários de uma empresa de segurança contratada para o evento. Os aparelhos estavam em posse de uma mulher, que não teve a identidade divulgada, mas que foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos por suspeita de envolvimento em quadrilha especializada em furto de celulares em grandes eventos.

Além do iPhone 11 Pro, foram apreendidos com a infratora um celular Motorola Moto G32, um smartphone Android modelo Poco e dois aparelhos Samsung. Os cinco aparelhos foram entregues ao secretário da Semseg, Sérgio Fontes, na madrugada de quinta-feira, 7/9. No dia seguinte, os donos dos aparelhos foram identificados e informados de que poderiam recuperar os celulares no horário de expediente da secretaria, das 8h às 17h, a partir de hoje, 11/9. 

“A segurança foi tratada como prioridade pelo prefeito David Almeida no planejamento do festival, que, neste ano, reuniu cerca de 420 mil pessoas, em três dias, de forma rotativa. Todo o efetivo da Semseg, praticamente, foi escalado para trabalhar. Além de 182 guardas municipais, tivemos 25 servidores administrativos da Semseg nas equipes de apoio. Ainda no escopo da segurança, tivemos o reforço das polícias Civil e Militar do Estado, bem como de empresas privadas, contratadas para o evento”, declarou Fontes.

Considerado o maior festival de artes integradas da região Norte, o “#SouManaus Passo a Paço 2023” foi realizado em um complexo de mais de 44 mil metros quadrados, com 10 áreas de ocupação, sendo sete palcos.

— — —

Texto e foto – Geanne Fernandes / Semseg