Primeiro dia do #SouManaus 2023 oferece o melhor da gastronomia e toda criatividade do artesanato regional

Primeiro dia do #SouManaus 2023 oferece o melhor da gastronomia e toda criatividade do artesanato regional

O centro histórico de Manaus recebeu o público no primeiro dia do “#SouManaus Passo a Paço 2023”. O evento realizado, durante os dias 5, 6 e 7 de setembro, é o maior festival de artes integradas do Norte do País, com atrações musicais nacionais e internacionais, teatro dança, circo, artes plásticas e comidas regionais. Este ano, a previsão é que 150 mil pessoas frequentem o festival, todos os dias.

Um dos destaques da programação é a gastronomia que oferta à população o melhor da comida típica regional, além de pratos variados e de várias nacionalidades. 

A dona de casa Francisca Boaes prestigiou a feira gastronômica do #SouManaus. Ela falou sobre a organização do evento e o bom atendimento ofertado nas tendas de alimentação.

“Eu venho há cinco anos para o Passo a Paço. E é isso que eu acho gostoso, porque tem várias opções aqui. Tem comida para todos os gostos, para todo tipo de gente e é uma coisa organizada. Eu amo o Passo a Paço, de coração”, pontuou.

A permissionária Desiree Farias contou que já participou do evento em outros anos e ressaltou a importância da segurança alimentar em festivais desse porte, como garantia de saúde à população que prestigia o evento.

“Aqui no Passo a Paço já tem mais de cinco anos participando deste evento e para nós é muito bom participar e a nossa expectativa aqui é oferecer nosso serviço para população manauara e para todas as pessoas que vêm.  Quanto  aos cuidados sanitários, a gente usa luva, touca, todos os equipamentos bem lavados,  tem que lavar as mãos constantemente, inclusive álcool em gel para oferecer um produto de qualidade pro cliente”, ressaltou.

Além da Feira Gastronômica, o público também teve a oportunidade de prestigiar a feira de artesanatos que contou com a participação de mais 75 artesãos em 25 stands.

A artesã Artemisa Cruz, indígena da etnia Tikuna, falou sobre as expectativas para os três dias de programação. “Primeira vez que eu estou aqui também, eu estou muito feliz. Tomara que venha muita gente para comprar o nosso artesanato, não só o meu, mas dos parente e de todos nós que estamos aqui”.

No total, cerca de 200 manipuladores de alimentos atuarão na Praça de Alimentação e Feira da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), durante os três dias de evento.

— — —

Texto – Luiz Pinheiro / Semcom
Fotos – Artur Barbosa / Semcom