Segurança reforçada garante entretenimento seguro aos participantes do #SouManaus 2023

Segurança reforçada garante entretenimento seguro aos participantes do #SouManaus 2023

Um público rotativo, estimado em 170 mil pessoas no primeiro dia do #SouManaus Passo a Paço 2023, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Para garantir a segurança do público presente, além de empresas contratadas, órgãos das esferas municipal e estadual reforçaram o aparato de segurança montado para o festival, que segue até esta quinta-feira, 7/9.

As três amigas, Diana Rengifo, 25, Taynara Marques, 18, e Gabriela Buch, 19, estiveram presentes na primeira noite do festival e retornaram nesta quarta-feira, 6/9. Elas elogiaram bastante a segurança no lugar.

“Nós chegamos ontem, no início da tarde, e aproveitamos muito. Conseguimos ficar na frente do palco e curtir a apresentação do DJ David Guetta até o final. Saímos de madrugada daqui, em segurança. Achamos tudo muito organizado, por isso retornamos hoje. A prefeitura está de parabéns”, disse Diana.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes, falou sobre o efetivo da pasta empregado na primeira noite do evento, realizado em um complexo de mais de 44 mil metros quadrados, com dez áreas de ocupação, sendo sete palcos.

“Todo o efetivo da Semseg, praticamente, foi escalado para trabalhar. Tivemos 182 guardas municipais atuando na primeira noite e 25 membros da Semseg nas equipes de apoio. Ainda no escopo da segurança, temos o reforço das polícias Civil e Militar do Estado, além de empresas privadas, contratadas para o evento”, declarou Fontes.

O secretário ressaltou que a segurança foi tratada como prioridade pelo prefeito David Almeida no planejamento do festival, para que as pessoas possam desfrutar do #SouManaus Passo a Paço da melhor maneira possível e com toda segurança.

Inédito

Em 74 anos de criação, é a primeira vez que a Guarda Municipal de Manaus (GMM) participa de evento público fazendo uso de pistolas Taurus, modelo Striker TS9, calibre nove milímetros, adquiridas na gestão do prefeito David Almeida.

O armamento letal é uma das ferramentas integradas aos serviços da guarda, que também conta com alternativas não letais, como táticas de imobilização, spray de pimenta e taser de choque elétrico.

“Estamos consolidando essa tendência da Guarda Municipal, que é uma tendência de expandir seu raio de atuação. Deixa de ser uma guarda puramente patrimonial, para ser uma guarda de proteção ao cidadão, ao servidor e ao patrimônio público”, concluiu Sérgio Fontes.

Monitoramento

Mais de 110 câmeras, de última geração, fixas e móveis, do modelo PTZ (Pan, Tilt, e Zoom) e multisensor panorâmica, realizam o monitoramento 24 horas, em todo o perímetro do Centro Histórico de Manaus, onde está sendo realizado o #SouManaus Passo a Paço.

Além do monitoramento por câmeras, o Centro de Cooperação da Cidade (CCC), também faz o monitoramento aéreo, por meio de dois drones que sobrevoam os sete palcos e demais espaços de entretenimento do maior festival de artes integradas da região Norte.

O novo sistema de monitoramento inteligente faz reconhecimento de pessoas e veículos em movimento. A implementação desse videomonitoramento é novidade e está modernizando os procedimentos de fiscalização em todas as zonas da capital amazonense.

Ao longo dos três dias de #SouManaus Passo a Paço, a base do CCC estruturada no evento tem o papel fundamental de centralizar o colegiado por meio de seus representantes, promovendo reuniões diárias com foco no apoio situacional e resolução de questões apresentadas.

— — —

Texto – Geanne Fernandes / Semseg  e Samira El kebbe / CCC
Fotos – Antonio Pereira / Casa Civil Municipal