#SouManaus Passo a Paço 2022 Vem Com Tudo

#SouManaus Passo a Paço 2022

O maior festival cultural da Amazônia está de volta recheado de arte contemporânea. De cara e identidade visual nova, o Festival #SouManaus Passo a Paço 2022 será voltado para as raízes amazônicas e sustentabilidade, buscando colocar Manaus na rota do turismo dos grandes eventos musicais, transformando-se em um festival mundial de cultura, de música, de arte e de dança. Prova disso é que as primeiras atrações confirmadas foram a banda pop Jota Quest, a cantora Joelma, o sertanejo Felipe Araújo e o cantor gospel André Valadão.

A mudança de nome promovida pela Prefeitura de Manaus fortalece a marca da cidade, enfatizando Manaus como capital da Amazônia, promovendo o encontro de expressões e linguagens artístico-culturais, nacionais e locais, no berço histórico da capital amazonense. A edição de 2022 acontecerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro, e contará com mais de 50 atrações locais, 15 nacionais, incluindo atrações religiosas, e internacionais. A expectativa de público é de mais de 400 mil pessoas, somando os quatro dias de evento. As novidades desta edição envolvem maior área de evento; quatro palcos e espaços exclusivos; quatro dias de evento, sendo um dia com programação infanto-juvenil e gospel.

Com a proposta de promover a ressignificação da região central da cidade, a programação da Prefeitura de Manaus, de artes integradas aliadas à gastronomia contemporânea regional, propõe experiências sensoriais e de aventura ao público, logo na abertura do palco Tucupi, área situada dentro do porto de Manaus, às margens do rio Negro.

O festival também promete a programação do Fashion Day, que são desfiles de moda artesanal com características amazônicas. O evento contará com a participação de 60 expositores distribuídos nas barracas que serão montadas em lugares estratégicos para expor as mercadorias dos artesãos, além de oferecer espaço e estrutura para vitrine e venda dos produtos, promovendo emprego e renda.

Guia de bolso

A capital amazonense contará ainda com o aplicativo (app) #SouManaus para apresentar aos visitantes as diferentes opções de lazer. A plataforma que faz parte do festival será disponibilizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) nas versões iOS e Android com informações sobre a biodiversidade, gastronomia, pontos turísticos e outros fatores.

Para a diretora de Turismo da Manauscult, Oreni Braga, a nova plataforma será uma alternativa para que empresários do setor possam apresentar a cidade para o mundo, possibilitando a expansão do mercado. “Estamos no espírito turístico de reorganizar, reinventar e reoxigenar esta cidade, na pegada do nosso prefeito que é um visionário, um homem de negócios institucionais, para que a cidade caminhe. O aplicativo é exatamente isso, é uma ferramenta de negócios que os empresários de turismo poderão utilizar para se conectar com pessoas de vários cantos do mundo. Assim, nós vamos ganhar porque vamos conseguir consolidar os indicadores desse mercado e expandir os horizontes da cidade”, explicou Oreni.

Seleção

Cozinheiros e chefs de restaurantes, food bike e food trucks puderam participar do processo de seleção para a venda de alimentos durante a realização do festival #SouManaus Passo a Paço 2022. Ao todo, foram 40 espaços para operação desse tipo, divididos em quatro categorias: “Barraca do Chef”, até 20 vagas; “Novos Chefs”, até quatro vagas; “Food Truck”, até 13 vagas; e Futuros Talentos, até três vagas. Todos os pratos de comida comercializados na Feira Gastronômica do Passo a Paço, custarão de R$ 8 a R$ 23.

Por: Thiago Fernando