Tranquilidade na segurança e mobilidade marcam primeiro dia do ‘#SouManaus 2023’

Tranquilidade na segurança e mobilidade marcam primeiro dia do ‘#SouManaus 2023’

Com público que superou os 100 mil participantes, o primeiro dia do “#SouManaus Passo a Paço 2023” superou as expectativas. Um dos pontos que chamou a atenção do público foi a sensação de segurança em todos os espaços do evento.

A preocupação com a segurança não iniciou no primeiro dia do evento e vem sendo construída ao longo das últimas semanas. A Prefeitura de Manaus criou uma rede integrada de segurança pública para atuar durante todo o festival, gerenciada pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em conjunto com as demais secretarias e órgãos municipais e estaduais.

O titular da Semseg, Sérgio Fontes, explicou o funcionamento da rede integrada. “Temos 182 guardas municipais atuando nesta primeira noite e 25 membros da Semseg nas equipes de apoio. Um total de 210 servidores só para o dia de hoje, para tentarmos manter esse efetivo e garantir a segurança das pessoas que forem prestigiar o evento. Que todos possam desfrutar desse festival da melhor maneira possível e com toda a segurança”, frisou.

Mobilidade

Quem se deslocou ao festival, seja por veículos, a pé ou por transporte público, não encontrou dificuldade para chegar aos locais dos eventos. Foi implementada uma ampla operação de trânsito e transporte, visando organizar e orientar aqueles que se deslocam para o festival, garantindo que o fluxo diário da cidade não seja comprometido.

O industriário Mateus Santiago, 27, morador do bairro Alvorada, elogiou a organização da mobilidade urbana. “O caminho até o local do evento foi tranquilo. Viemos de carro de aplicativo e tivemos a grata surpresa de chegar rapidamente ao local do evento”.

Agentes de trânsito e fiscais de transporte estarão nos principais pontos para orientar motoristas e usuários de ônibus quanto às melhores opções de locomoção.

Para atender os usuários do transporte público, foram instalados pontos de ônibus na avenida Getúlio Vargas, no sentido da avenida Tarumã em direção a 7 de Setembro. Estas paradas temporárias na Getúlio Vargas obedeceram às atuais paradas seletivas, no sentido oposto, a partir das 19h. Fiscais de transporte estavam no local para orientar os usuários.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, avaliou positivamente a gestão da mobilidade urbana na área central, nas imediações do evento.

“Todo o planejamento que foi feito foi cumprido exatamente como tinha sido planejado e nos horários pré-estabelecidos. Até o momento, o trânsito está funcionando como nós tínhamos imaginado. A população foi avisada da mudança do ônibus e o trânsito também está controlado, está contornado. Nós temos bastante agentes de trânsito nos locais de desvio. Então, a avaliação que a gente faz dessa primeira noite é uma avaliação muito boa, muito positiva”, destacou o diretor-presidente.

—–

Texto – Alisson Castro / Semcom
Foto – Divulgação / Semcom