Feira Gastronômica do #SouManaus2022 é aclamada por chefs e público

Trazendo diversidade ao paladar, a feira gastronômica do #SouManaus2022

O #SouManaus Passo a Paço 2022, da Prefeitura de Manaus, trouxe para o centro histórico da cidade uma feira gastronômica com o tamanho e a diversidade que o maior festival de artes integradas da região Norte merece.

A feira gastronômica do festival ofereceu, ao longo de quatro dias e mais de 100 horas de programação, as mais diversas experiências culinárias que mais de 70 profissionais locais e chefs renomados podem oferecer.

Veterana da feira e responsável pela “Carne de Sol da Mara”, Mara Carvalho de Oliveira, 45, levou ao festival pratos que, de acordo com ela, são “um pouco de tudo”, com pratos principais variando da já esperada carne de sol e o tradicional pirarucu à casaca com vatapá.

Mara, que também é professora da rede municipal de ensino, destacou a grandiosidade do evento e agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Manaus ao “abraçar a causa” dos profissionais da culinária.

“Se o prefeito queria trazer algo diferente para a cidade, algo grande, então ele realmente conseguiu! Ontem, o movimento era tanto que mal conseguíamos pensar”, explicou Mara, enquanto se referia à terceira noite da programação do festival, em que mais de 120 mil pessoas participaram do evento.

Já a chef Taty Betel, 40, que trouxe ao espaço gastronômico uma abordagem mais focada em pratos gourmet com um toque regional, ressaltou com surpresa o apoio do público ao longo do festival à variedade de opções oferecidas pela feira gastronômica.

“Eu tenho clientes que vieram comer conosco durante os quatro dias de festa! Foi sinal de que, realmente, todo o nosso trabalho, o nosso esforço, valeu a pena para estarmos aqui nesta festa maravilhosa, porque fazemos isso justamente para vocês, para o público, com muito amor e carinho”, concluiu.

O novato Christian Lozano, 38, responsável pela “Di Napoli Pizzas e Massas”, descreveu as fortes emoções que a correria de um festival de grande porte trouxe enquanto ele e sua equipe serviram massas tradicionais dos mais diversos sabores durante o último fim de semana.

“Correria intensa, mas aquela correria que é legal, sabe? A equipe toda está muito feliz de poder participar de um evento como esse e o objetivo é poder estar aqui de novo no ano que vem, curtindo essa doideira toda”.

E, na “parte açucarada” da feira, a equipe da boutique Miss Doçura também agradeceu a oportunidade de poder participar do evento, expondo seus diversos doces entre bolos, brigadeiros e mousses ao público.

“O espaço aqui sempre foi bom, onde nós sempre podemos expor o nosso trabalho, com os últimos quatro dias tendo sido super bem movimentados, um sucesso total!”, afirmou a colaboradora Carlete Ramos, 46. Quando perguntada se gostaria de participar novamente do #SouManaus no próximo ano, a resposta não poderia ter sido outra: “Absolutamente!”.

E trazendo os já conhecidos hambúrgueres artesanais ao festival, além de bolinho de cupim, pastéis e batatas fritas especiais, a dona do bar Músicos do Titanic Bar, a também novata no festival Bruna Garcia, 25, ressaltou a importância que o festival deu a ela e a sua equipe de conhecerem públicos diferentes do que estão acostumados.

“Tem sido incrível para a gente conhecer um público tão diferenciado, um público que é mais jovem e também mais velho que o habitual. Estamos gostando muito e no ano que vem queremos estar aqui de novo dando tudo de si e muito mais!”.

E não foram apenas os chefs que teceram elogios à feira gastronômica do #SouManaus Passo a Paço 2022. A secretária de escritório Mariana Duanna, 31, reafirmou a evolução do espaço em comparação às edições anteriores.

“A feira está bem mais organizada, além de estar ainda mais diversificada nas opções que podemos consumir, está tudo muito, muito bom”.

Acompanhada de sua sobrinha, a também professora da rede municipal Lucila Reis, 40, também elogiou a variedade de opções oferecidas pela sétima edição do festival.

“A variedade está incrível, amei os chefs, os doces que não estiveram presentes na edição passada, o cardápio especial para crianças e o chope delicioso que experimentamos. A edição em si está maravilhosa, foi maravilhoso”. E, quando questionada se gostaria de participar do evento no ano que vem, a resposta, novamente, não poderia ser outra: “Com certeza!”.


Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semcom
Fotos – Marcely Gomes / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjA67V3