Unidade de assistência à saúde da prefeitura realizou 118 atendimentos durante o #SouManaus Passo a Paço 2023

Unidade de assistência à saúde da prefeitura realizou 118 atendimentos durante o #SouManaus Passo a Paço 2023

Ao longo das três noites de programação do #SouManaus Passo a Paço 2023, o maior festival de artes integradas do Norte, as equipes  da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) não registraram ocorrências graves no evento.


A unidade de assistência da Prefeitura de Manaus, administrada pela Semsa, instalada próximo ao palco Bradesco – Guardião da Amazônia, contou com uma equipe de 60 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e servidores administrativos, que ficaram à disposição do público das 16h até o final da programação.


As equipes de saúde realizaram 118 atendimentos e cinco remoções para unidades hospitalares. As principais causas das ocorrências foram desidratação, consumo excessivo de álcool, hipoglicemia e distúrbios emocionais.

“Chegamos ao final desta edição do #SouManaus Passo a Paço, com nosso dever cumprido. Foram três dias de trabalho em um evento histórico, que contou com a participação expressiva da população. Não registramos nenhum caso grave e a maioria das situações foi resolvida lá mesmo, na unidade. Boa parte desses atendimentos teve como causa a falta de hidratação e alimentação. Foram casos moderados e graças a Deus, conseguimos prestar uma boa assistência”, avaliou a assessora técnica da Subsecretaria de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo.

Para completar a oferta de atendimentos, cinco ambulâncias do  Serviço Móvel de Urgência (Samu), das quais  três de suporte básico e uma de suporte avançado (UTI) e uma ambulancha, para assegurar atendimentos  de maior complexidade, foram disponibilizadas.

A diretoria de Vigilância em Saúde (Visa) também atuou  na inspeção de pontos de venda de alimentos, avaliando o armazenamento, a manipulação e a conservação de comidas e bebidas, bem como a segurança estrutural  dos estandes de venda.

— — —

Texto –  Divulgação / Semsa
Fotos – Artur Barbosa / Semsa