Visa Manaus capacita permissionários de vendas de alimentos no #SouManaus 2023

Visa Manaus capacita permissionários de vendas de alimentos no #SouManaus 2023

A Prefeitura de Manaus, via Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quinta-feira, 31/8, a capacitação dos permissionários que irão atuar com venda de comidas e bebidas no festival “#SouManaus Passo a Paço 2023”, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro no centro histórico da cidade.

A capacitação foi conduzida pelas fiscais especialistas da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) da Visa Manaus, Gizeli Giffoni e Josimara Moura, na sede do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), na avenida 7 de Setembro, Centro.

Com a grande estrutura mobilizada para o evento, que terá mais de 600 atrações culturais, e ocupará uma grande extensão territorial na região central, as fiscais orientaram os trabalhadores sobre como manter as boas práticas sanitárias em uma situação de grande fluxo de público e rotatividade de produtos.

“Nosso objetivo aqui é explicar como fazer para que a operação das barracas de alimentos seja a mais limpa e segura possível, prevenindo riscos de contaminação alimentar e ajudando a fortalecer a segurança sanitária do público”, explicou a fiscal Gizeli.

Foram abordados aspectos como o asseio das barracas, a importância da higienização constante das mãos por parte dos trabalhadores, cuidados no manuseio e exposição dos alimentos, condições ideais de refrigeração, acondicionamento correto para diferentes tipos de alimentos, cuidados estruturais (como a atenção a situações de fiação elétrica exposta), entre outros, todos buscando reforçar o conforto e a tranquilidade da população durante os dias de festival.

Aproveitando as diversas ações de fiscalização de grandes eventos realizadas pela Visa Manaus nos últimos dois anos, a apresentação das fiscais também foi enriquecida com fotos de exemplos de boas práticas sanitárias e adequações de baixo custo feitas pelos permissionários em suas barracas, para mostrar que é possível oferecer uma alimentação segura num contexto de evento de massa. Exemplos de irregularidades também foram exibidos, para ajudar no esclarecimento dos comerciantes.

Certificação

A Gerência de Vigilância de Alimentos também irá avaliar a adequação das barracas às normas de segurança sanitária in loco durante o festival. A partir de um checklist contendo os aspectos a serem observados em cada estabelecimento, os fiscais irão conceder às barracas um selo de certificação, indicando a sua adequação às boas práticas sanitárias.

A medida visa estimular a atenção constante à segurança dos consumidores, bem como a busca por melhorias. “Essa ação foi adotada pela Visa Manaus como forma de informar o público, também, a respeito das condições de segurança alimentar em cada estabelecimento. Com base em todos os conhecimentos transmitidos na capacitação, esperamos que os comerciantes realmente ponham em prática as maneiras corretas de manipular e conservar alimentos, e busquem a certificação”, afirmou Josimara Moura.

O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, ressaltou a importância do treinamento para reforçar a saúde e bem-estar da população durante os dias do #SouManaus.

“Estamos diante do maior evento cultural do ano, uma iniciativa do prefeito David Almeida para proporcionar o acesso gratuito da população a diversas manifestações artísticas, e a Visa Manaus vem cumprir seu papel de orientar os trabalhadores do comércio de forma a prevenir riscos à saúde dos frequentadores. Nos dias do evento, também nos faremos presentes, com nossa equipe de fiscais monitorando os estabelecimentos em todos os três dias, verificando de perto se a comida e a bebida que chegam ao público podem ser consumidas livres de riscos”, explicou.

A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail [email protected].

— — — 

Texto – Renildo Rodrigues / Semsa
Fotos – Artur Barbosa / Semsa
Publicado emhttps://flic.kr/s/aHBqjAT4MY